quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Teoria de Cordas -

Terça-feira passada foi divulgado o resultado da premiação do Nobel de Física. Os prêmios foram dados para três cientistas devido às suas descobertas/invenções entre as décadas de 60/70 que deram base para o surgimento da  internet e da digitalização de imagens. Ou seja, levou 40 anos  para que eles ganhassem o prêmio. Por que estou falando sobre isso já que nenhum deles é alemão e o prêmio Nobel é sueco? Não fossem os três, eu não estaria escrevendo este blog. Não fosse o blog...
Há uns dois meses, um brasileiro googlou "Bonn" e a primeira referência foi o meu blog. Ele me contatou por e-mail pedindo informações específicas sobre a cidade e o modo de vida, pois em setembro viria para cá estudar como bolsista da Universidade de Bonn. Ontem, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. O nome dele é Daniel, tem 21 anos e ficará por aqui durante uns 3 ou 4 anos até completar o seu Doutorado em Física, mais especificamente em "Teoria das Cordas"(me corrija, Daniel, se eu estiver errada). Ele entrou na Universidade de Brasília aos 15 anos; aos 20, obteve o título de Mestre pela Unesp, no campus da capital; e agora está por aqui para se tornar Doutor em Física.
Por enquanto, ele está vendo na prática como a teoria do "make ends meet" funciona, apertando o cinto até aprender a se virar por aqui. Com o frio e a neve, vai aprender que a lei da inércia e da gravidade funciona, principalmente, se não estiver com o sapato apropriado; que abaixo de zero, tudo que tem líquido congela, incluindo o corpo humano, se não estiver vestido adequadamente; que a eletrostática por estes lados é de chocar;  que o frio atrai o quente e por isso tem que aprender a usar o Heizung direito pra não sofrer no bolso; que "Go Green" é mais do que ficar verde de raiva com a violência e o trânsito caótico das capitais brasileiras e sim um estilo de vida já praticado por aqui; que no mundo nada se perde, tudo se transforma e que a reciclagem é lei, passível de multa, se não cumprida; ; que Bonn é um outro planeta e que aqui somos "Legal Aliens"; que Bonn é multiculti e que, apesar de dois corpos não poderem ocupar o mesmo espaço,  muitos países podem ocupar uma mesma cidade; que, se não for bem calculado com precisão matemática, o dinheiro viaja pra fora do bolso à velocidade da luz; e outros infinitos, incontáveis, imensuráveis achados.
 Quem sabe, daqui a uns 30, 40 anos, ao ser divulgado o prêmio Nobel de Física, eu não vou poder dizer que conheço o ganhador? Só não vou poder dizer: - "Peguei esse menino no colo!", como normalmente as vovós de 80 anos dizem, basta ver o tamanho dele perto de mim na foto abaixo. Boa sorte, Daniel, e bem vindo à Bonn.


6 comentários:

  1. E não é que você fez mesmo o post? Hehehe.
    Prazerzão te conhecer, Arlete!

    E corrigindo, mestre com 21, e não 20 (ia ser querer demais, não acha?)

    ResponderExcluir
  2. Pô, Daniel, você foi rápido demais, nem tinha publicado o post direito e você já tinha comentado.
    Prazer foi meu.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Quando li "teoria das cordas", logo lembrei de violão, pesquisei e vi que tem um pouco haver, legal que bonn está cada vez melhor, este seu blog está dando frutos...

    Parabéns Arlete e Daniel...

    Att.

    ResponderExcluir
  4. Ah Arlete!!! Adoro seu jeito de escrever!!! Fico rindo sozinha....
    Realmente o blog está te trazendo pessoas bem legais hein!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. A oportunidade de conhecer pessoas legais pelo blog nao tem preco, nao é mesmo?
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Oi Lelé,
    Que legal saber que temos gente muito boa do Brasil espalhada pelo mundo! Você, que escreve de uma maneira super gostosa é uma delas. Já faz tempo que a imagem do Brasil deixou de ser associada ao carnaval (nada contra) ou à malandragem. Como esposa de um físico frustrado, torço para o "menino" que você conheceu se tornar um nome importante nas Ciencias e trazer o Nobel para o Brasil.
    Faltou só dizer o sobrenome dele pra torcida ser mais dirigida.
    Beijinhos saudosos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin