quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alaaf! Tempo de Karneval

As cidades de Colônia, Dusseldorf e Bonn são a Bahia da Alemanha. Nesta época do ano, tem festa de carnaval em tudo quanto é salão, escola, escritório, kindergarten e ruas de bairros e centros das cidades. Ontem foi a festa da escolinha da Lara. Até que pra quem não gosta de carnaval, como eu, foi bom ver como as crianças se divertiram. Hoje, amanhã e terça-feira tem mais comemoração de carnaval na escolinha. É uma maratona digna de Farol da Barra. E o quente não é na terça, que aliás nem é feriado, e sim, todos os dias de hoje até segunda,  a Rosenmontag. O carnaval, que começou no dia 11 de novembro às 11 horas e 11 minutos, termina oficialmente na Quarta-feira de Cinzas, Aschermittwoch.

Hoje, quinta-feira antes do Carnaval, Weiberfastnacht,  é o dia em que as mulheres tomam as rédeas da cidade, invadem a prefeitura e saem cortando as gravatas e pendurando os pedaços em suas fantasias para  ao menos um dia do ano, simbolicamente, acabar com o poderio masculino (se bem que sabemos quem realmente manda).
Na TV, desde novembro,  é normal passar programas direto dos salões onde acontecem os Karnevalsitzung . Os espectadores fantasiados ficam sentados, comendo e bebendo e  assistindo as apresentações de dança, dos  Tanzcorps, de bandas, ao som das quais eles só batem palma e se sacodem de um lado para o outro e de Kabaret, que nada mais é do que um show de stand-up comedy.
Os desfiles de rua, que acontecem desde o final de semana passado, tem seu auge no próximo domingo e na  Rosenmontag. E a grande atração das paradas é o Kamelle, que quer dizer "doces". Os carros alegóricos e os desfilantes de chão passam jogando doces e um monte de quinquilharia - banana, esponja, cenoura, ovo cozido -  para quem está assistindo, mas estes tem que ficar gritando: - "Kamelle, Kamelle!", senão não ganham. Maior pagação de mico para os adultos mas diversão pura para as crianças que vão de sacola assistir os desfiles (faz lembrar os pobres esfomeados, mendigando comida para o cortejo do rei).
Para saber um pouco mais da história do carnaval por estas bandas e porque os membros dos clubes de carnaval e os corpos de dança dançam, agem e  se vestem como militares, clique aqui.
É estranho escrever sobre uma festividade que eu nunca curti mesmo no Brasil e que só tinha graça porque era feriado. Eu adorava ficar em São Paulo e ver a cidade vazia, perfeita, como deveria ser. Mas aqui acho que é diferente por ser tudo muito tradicional e sempre dentro dos conformes. Sou avessa a fugir da rotina.

Um comentário:

  1. Que linda que está a Lara!
    Tal como voçe eu também não sou grande fã de carnaval, mas no ano passado fui assistir a um desses desfiles na cidade e fiquei com a mesma sensação que voçe, parece um monte de gente mendigando por doce e uma verdadeira competição para ver quem pega mais doce.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin