domingo, 7 de março de 2010

Burg Eltz - Eltztive lá

O Burg Eltz é um castelo que fica a mais ou menos 1 hora aqui de casa em Münstermaifeld no estado de Rheinland Pfalz. É um dos castelos mais bonitos, bem preservados e ricos, tanto em arquitetura quanto em decoração e história.
O mais curioso a respeito deste castelo é que para chegar até ele precisamos descer e não subir uma montanha e depois cruzamos uma ponte, pois ele fica sobre uma rocha circundada láaaaaa embaixo, pelo rio Eltz. Este rio (que mais parece um riacho) é tributário do rio Mosel, um dos rios mais importantes da região e que fora uma das maiores rotas de comércio medieval.
Outra curiosidade é que ele está na mesma família de nobres - que tem o nome do rio -  há um pouco mais de 850 anos ou  mais de 30 gerações, quando o Brasil nem projeto de descoberta era. A arquitetura atual é a mesma desde 1600 DC. O castelo sobreviveu intacto por séculos devido à diplomacia inteligente e à rede política e social da família Eltz, sendo uns dos poucos que escapararam da destruição. Isso não quer dizer que não tenha sido atacado.Em exposição, estão dezenas de bolas de pedra atiradas por catapulta ao castelo e armas usadas nos ataques.
Durante a Idade Média, três ramos da mesma família, os Rübenach, os Rodendorf e os Kempenich, num total aproximado de 100 membros, moraram simultaneamente em 100 aposentos do castelo. Os nomes originais dos clãs eram Leão de Ouro, Leão de Prata e Chifres de Búfalo.  Atualmente, o castelo é  propriedade exclusiva de um único membro do ramo  Leão de Ouro, ramo que se tornou único dono do complexo a partir de 1815.
Em seu interior, determinados aposentos se encontram em sua forma original e  se mantêm decorados com móveis medievais em perfeito estado. Tem uma área com exposição só de relíquias e tesouros, que são de babar. As visitas só são possíveis com guias e são super interessantes por ter tantas salas abertas ao público, mas não podemos tirar fotos na parte interna. Pra ver alguns dos aposentos e ter mais informações, clique aqui.
Entrar em lugares como este é uma viagem no tempo. A história parece impregnada em todos os vãos do local. É muita informação pra absorver com todos os sentidos. E tem-se a sensação que a alma do lugar tenta entrar pelos poros. Me dá arrepios e também satisfação. Passeio perfeito.

9 comentários:

  1. Oi Arlete, o Burg Eltz é mesmo lindo! Fui no outono, com aquelas cores fantásticas que a vegetação adquire nessa época do ano. Vocês, pelo visto, foram na primavera. É um típico castelo dos contos de fadas. Visita altamente recomendável. E muito mais autêntico que o tal Neuschwanstein, do rei maluco da Baviera. :-)

    ResponderExcluir
  2. Que passeio maravilhoso!!! O local é lindo e gostei da história do castelo na montanha que sobe para baixo (rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fábio,
    Este castelo é lindo em qualquer época do ano, ne? Sua foto está linda.
    Sergio, querido,
    Nem sempre temos que subir pra chegar no topo. ;)
    Beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  4. nossa, sou doida por castelos, ainda mais quando sao bem conservados e preservam a historia do lugar =) achei bem interessante, o fato de descer uma montanha ao inves de subir...geralmente é sempre o contrario, afinal o castelo tinha que estar "protegido" e ter uma boa visao dos arredores. bjs!

    ResponderExcluir
  5. Arlete, realmente a viagem parece ter sido encantadora. Estou aqui agora morrendo de vontade conhecer tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo... Turismo cultural é uma delícia.
    Quando a Mainha se mudou pra Itália eu falei para ela pegar nas paredes e sentir a longa história delas.
    Você não ficou meio tonta quando tocou? Acho que eu ficaria. Amo História.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. Mi, Liza e Alessandra,
    Venham porque vale a pena.
    Mi,
    eles tinham a inteligência e a diplomacia como formas de proteção - Muitos deveriam seguir o exemplo. Além disso, o castelo fica numa rocha de dificil acesso apesar de parecer desprotegido por estar abaixo dos outros morros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Isso que é história e preservação... Legal

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da tua visita ao castelo...lindo..parecido ..um pouco com o castelo do dracula na romenia...eheh
    obrigado pelas fotos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin