quarta-feira, 31 de março de 2010

Drachenfels - A Saga dos Nibelungos

Uma terra e um povo com milhares de anos tem incontáveis estórias e histórias pra serem contadas. Uma delas é a  epopéia Nibelungenlied  - A Saga dos Nibelungos. Como boa estória antiga, não poderia deixar de ter dragão. E como o tópico está novamente em voga com o novo filme da Dreamworks "Como treinar seu dragão", então senta que lá vem estória.
"A Saga dos Nibelungos" é um longo poema épico tipo "Os Lusíadas" escrito por volta do século 13 por autor desconhecido.  Ele conta a estória de Siegfried, um cavaleiro  que matou um dragão e que depois do feito ouviu de um passarinho que se tomasse banho no sangue do bichão ficaria invencível. Assim fez Sieg. Mas uma folhinha danada caiu sobre  sua nuca, impedindo que o sangue ali chegasse, tornando-o vulnerável naquele ponto. Portanto, nesta saga, o calcanhar de Aquiles é a nuca do Siegfried. A saga dos Nibelungos é  nada mais nada menos do que uma saga, ou seja, super longa, cheia de aventuras, traições, tragédias, folclore, mitologia alemã, metáforas e simbolismos, heróis e vilões, mortes e vingança. 
Nós moramos exatamente em frente ao castelo onde supostamente Siegfried matou o dragão . Não por acaso, todas as ruas do nosso bairro têm nomes dos seus personagens: Rüdiger, Kriemhild, Brünhild, Gunther, Gernot, Giselher, Ute e por aí vai. Hoje, só existem as ruínas do castelo de nome Drachenfels  - pedra do dragão. Próximo a ele, foi erigido em 1913 um monumento em homenagem aos 100 anos de  Richard Wagner que fez a ópera "O Anel dos Nibelungos" (uma análise interessante da Ópera de Wagner no estilo standup comedy pode ser vista aqui). Neste monumento - Nibelungenhalle - existem dezenas de quadros retratando passagens da saga, bem como um zoo de répteis. O mais interessante do local é o Drachenhöhle - buraco do dragão - onde tem uma grande estátua bem parecida com o dragão do filme de Fritz Lang, Siegfried, produzido em 1924 (filme mudo bem ilustrativo). Para assistir ao filme clique aqui ( mas depois de ler o post até o final).
O Drachenfels é o pontinho no alto à direita. De longe parece que não é nada. Mas de perto...


 Pra chegar lá, a gente pega um funicular e depois caminha igual uma mula. Na verdade, dá pra subir de burro também.
Pra chegar ao buraco do Dragão temos que passar por uma caverna. A gente se mete em cada buraco.

3 comentários:

  1. Oi Arlete. Que legal seu blog. Tb sou brasileira morando longe, mas estou na Suíça e há menos tempo que vc, 9 meses ainda :)
    Tenho tb um blog pra registrar e compartilhar experiencias que vivemos por aqui. Estou te adicionando nos meus blogs favoritos e estarei sempre dando uma olhadinha por aqui.
    Boa Páscoa aí!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Arlete querida,

    Adorei saber sobre mais uma lenda sobre dragões. Ontem mesmo, João Pedro e eu fomos assistir ao filme COMO TREINAR SEU DRAGÃO. Devo confessar que embora estivesse assim: "mais um filme de criança", adorei a produção, aliás, adoramos. Imagine os olhinhos dele quando o dragão em 3D "voava" pertinho da gente. Obrigada pelo texto e fotos interessantíssimos! Sorte sua ser protegida por um castelo de dragão!O João Pedro iria amar conhecer o local descrito por você, apesar da caminhada à la mode mulá.

    Beijo e ótima Páscoa.

    Patricia : 0 )

    ResponderExcluir
  3. Liana, to te seguindo.
    Nero, seria tão legal se vocês viessem para cá! O JP iria se divertir com os lugares onde as estórias medievais realmente aconteceram.
    Beijos, feliz pascoa e muita saudade.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin