sábado, 24 de abril de 2010

Bonn na guerra, melhor na paz

Apesar do blog chamar "Tudo de Bonn", eu pouco escrevi até agora sobre o centro da cidade.Eu costumo passear pouco por lá, mas na última semana fui duas vezes e, como um tempo atrás eu comprei uns livros sobre o bombardeio que a cidade sofreu em 18 de outubro de 1944(imagens que me fascinam e me chocam), fiquei imaginando como a cidade se recuperou em tão pouco tempo. Foi algo que não partiu unicamente do governo, que teve que ter a participação ativa do povo. Mas como isso se deu eu até então não sabia.
 Há dois  sábados, saímos para almoçar de novo com Herr Croll e eu disse a ele que uma das coisas que me fascinam na Alemanha é ver como o país se levantou depois da  Segunda Guerra Mundial.  Como eu sempre digo, eu não sei que apito meus vizinhos tocaram naquele tempo, mas ele é um doce, então, tendo a acreditar que ele era do bem. Ele, então, me  disse que todo mundo tinha que ajudar de alguma forma doando horas de trabalho para recuperar a cidade/país. Ele, por exemplo, ajudou na reorganização e recuperação da Biblioteca da Universidade de Bonn. Não é à toa que ele sempre recita trechos de poemas, canta trechos de músicas antigas ou normalmente tasca um teco de uma obra ou um ditado que vem sempre a calhar. O engraçado é que, da última vez que ele saiu com a gente, ele levou no bolso um papelzinho com os nossos primeiros nomes escritos. Toda vez que ele tinha que se dirigir a um de nós, ele tirava o papel do bolso, parecia um tique nervoso, coitado! Mas convenhamos, o homem tem 84 anos e teve um derrame há uns 4 meses. Depois de nos chamar tantas vezes pelo primeiro nome e depois de quatro anos morando  no mesmo  prédio, ele nos autorizou a "duzá-lo", ou seja, chamá-lo por "DU" - você -  e não mais "SIE" - senhor - e, portanto, chamá-lo pelo primeiro nome - Willi. Vai ser difícil pra gente se acostumar a chamá-lo pelo primeiro nome. É estranho toda essa formalidade, mas a gente  acaba se acostumando. Eu, até hoje, sou chamada de Frau Soffiatti por um monte de gente. Talvez eu devesse dizer pra me "duzarem", porque, afinal, sou uma  moçoila, mas quem faz as regras são eles e "em Roma eu como os romanos", como diria Millôr.
Voltando ao centro de Bonn. Fiquei imaginando, nas minhas últimas visitas, o quanto deve ter sido dura a vida das pessoas que passaram pela guerra e a força que tiveram que ter para rever valores, recuperar as suas vidas e o lugar em que vivem, coisa que muitos jovens não tem a mínima noção e nem se interessam por saber, por isso que o "novo movimento dos homis" tá com força total.
Abaixo, algumas fotos da Altes Rathaus - Antiga Prefeitura de Bonn, bem no centro da cidade ( eu juro que eu não vou fazer a piadinha da "casa dos ratos".)

                                          
      Fotos acima tiradas no começo do século passado

                                                                 Final do Século XIX
Fonte das fotos acima: Wikimidia commons

 Rathaus destruída pelo bombardeio de 1944
O predinho do lado esquerdo da prefeitura é um restaurante chamado "Em Höttche" que ainda existe e serve comida típica alemã. Sua história começa em 1389. Segundo seu site, uma bruxa foi queimada no local e Beethoven dançou com sua amada. Apesar de ter sido destruído durante o bombardeio de 18 de outubro de 1944, foi  todo restaurado e, quando se entra no local, parece uma viagem ao passado, como em muitos locais por aqui.
Toda cidade alemã tem um "Marktplatz" - a praça do mercado, uma área espaçosa como esta das fotos abaixo que era o centro da vida da cidade. Ainda hoje  ela é utilizada para esse fim. As frutas e verduras parecem bem fresquinhas e bonitas e são mais caras do que no supermercado, mas dizem que você não pode escolher os produtos você mesmo e que os vendedores acabam colocando na sacola mercadoria que não está fresca. Já vi esse filme.
Essa foto foi tirada em 1936, a praça está cheia de flâmulas nazistas para celebrar as Olímpiadas.




Este prédio não teve as duas torres restauradas depois da bomba (duas fotos acima)
Capa do livro que eu comprei sobre o bombardeio

Münsterplatz - praça da Catedral de Bonn com a Estátua de Beethoven, a danada ficou em pé no bombardeio



Universidade de Bonn, onde Willi trabalhou como voluntário na reorganização da biblioteca
Torre noroeste do prédio principal da universidade

Essa foto eu que tirei mas não sei de que torre é. Não tenho a mínima noção de ponto cardeal.
Xiiii, esqueci que tenho que ligar para o Amanzor que está lá em cima na casa do Willi tomando cerveja. Vai descer a escada rolando se eu demorar muito.

10 comentários:

  1. Muito bom a forma como nos leva palavra por palavra em um texto bastante comum, nos prende de ponta a ponta.
    Qual é sua profissão?
    Escreve muito bem
    Não precisa responder, não costumo voltar onde fiz comentários.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de entrosamento com a cidade, assim que é bonn!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É.. guerra avassala qualquer país, mesmo os vitoriosos. Quanto ao comportamento alemão, é mesmo diferente; eu mesma fui "testada" por um (ele achava que toda brasileira é ...) até eu provar que iria só fazer um fellow na Uni-HD foram muitos emails, já liberou o "du" também.

    ResponderExcluir
  4. Arlette, eu amo a história da Alemanha (apesar de conhecer pouco), tenho um "precipício" pelos fatos da Segunda Guerra que se referem a este país, e assim como você admiro a capacidade de realização desse povo tão comentado e tão polêmico no que se refere a opiniões sobre seus modos. Podem falar o que tiverem vontade a respeito desse país, mas se todos os outros seguissem seu exemplo de disciplina e força de vontade, evoluiriam em ritmo mais avançado com toda a certeza.
    Destaco que amo o Brasil, mas aqui carece de atitudes governamentais firmes e bem direcionadas, pois nosso país é riquíssimo, porém bagunçado, uma casa rica e desorganizada, o que subutiliza seu potencial de desenvolvimento (o "jeitinho brasileiro" acaba com a gente).
    Nossa... eu gosto tanto desse assunto que se der corda, fico dias comentando, mas principalmente "ouvindo".
    A propósito, peguei todas as fotos e fiz uma pasta "Tudo de Bonn"!
    Beijos e tenha ótimos passeios, vc e sua família!

    ResponderExcluir
  5. eu adoro ver livros de fotos daquela epoca. é realmente incrivel como uma grande parte dos predios foi reconstruido. Em Dresden entao, nao da pra acreditar nas fotos. Eu so estive 2x em Bonn e achei a cidadezinha uma graca. bjs!

    ResponderExcluir
  6. Arlete e seus livros de destruição...
    "uma bruxa foi queimada no local e Beethoven dançou com sua amada"
    Tipo, Beethoven viajou no tempo e dançou pra comemorar a queimação da bruxa? Ficou muito engraçada essa frase...

    ResponderExcluir
  7. Daniel, pelo jeito voce continua na procrastinação. hahaha Beethoven foi responsável pela trilha sonora do show de fogos.
    Voce ja leu o meu post "Histórias para crianças cabeludas"? Pois é, a idéia é a mesma.
    Saudade
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá "Frau Soffiatti" :-)
    Cheguei a Bonn essa semana e já estou pegando umas dicas aqui no seu blog. Parabéns! Boas informações aqui.
    bjs... Marcos.

    ResponderExcluir
  9. Marcos,
    Estás fazendo o que por estas bandas?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin