quinta-feira, 29 de abril de 2010

GEZus - TV pública paga - Já viu?

Você não pagou!

Tem-se no Brasil uma discussão constante sobre as concessões públicas de rádio e televisão para empresários, instituições e organizações privadas. Além de emissoras privadas, existem os canais de TV a cabo e via satélite e as emissoras públicas.  Mas nunca se discutiu (que eu saiba) cobrança de impostos ou taxas para manutenção dessas últimas. 
Agora, aqui na Alemanha é diferente. Todo mundo que tem um aparelho que recepciona emissões de rádio e/ou TV, incluindo-se aí celulares, computadores, rádio de carro e, se não me engano, até GPS, tem que pagar uma taxa  para uma instituição  chamada GEZ Gebühreneinzugszentrale der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten in der Bundesrepublik Deutschland (Centro coletor de taxas de emissoras públicas na República Federal da Alemanha- corrijam minha tradução, por favor). Essa instituição é uma sociedade de todas as 17 emissoras de Rádio e TV regionais do país. O dinheiro recolhido é direcionado para a produção de programas emitidos pelos membros da Gez, mas essas emissoras também são mantidas por patrocinadores, só que os  intervalos comerciais são mais curtinhos e somente entre um programa e outro, exceto a partir das 20h, quando os programans também tem intervalos comerciais.
Todo mundo tem que pagar a GEZ, exceto quem é desempregado, quem possui alguma deficiência grave,  quem vive de ajuda social ou ganham pouco, estudantes e aposentados, desde que se registrem como tal. Os pagamentos podem ser feitos trimestral, semestral ou anualmente, sendo 17,98 euros o valor correspondente a um mês por residência com aparelho de TV e to do o resto. Se você só tem rádio, paga menos. Como em qualquer lugar do mundo, nem todo mundo que deveria pagar, paga.  Eu pago e não é pouco. Este ano pagamos 215,76 euros (dinheiro suficiente pra comprar vários aparelhos de rádio).
Dizem que se você não se cadastra, existe uma checagem de novos moradores junto à prefeitura e o pessoal da GEZ vem bater na sua porta e, se você tiver algum aparelho receptor, você tem que pagar o valor referente a todo o periodo que mora no local. Eu achei melhor não correr o risco, mas tem gente que corre. Me lembrei que no Brasil tem gente que faz até "gato" pra não pagar luz elétrica, imagine se tivesse que pagar pra assistir TV ou ouvir rádio, na maioria das vezes, única fonte de diversão do povo? Seria uma novela.

3 comentários:

  1. Repetindo o que eu comentei la no meu blog: ;)
    Antes eu achava um absurdo. Hoje eu me conformei e até acho bom, pq os canais abertos sao os unicos que trazem reportagens de qualidade sobre outros países ou temas ecologicos. Acha um programinha desses na RTL…só tem coisa inútil. Com a rádio, é a mesma coisa…o Deutschland Funk/Deutschlandradio Kultur sempre trazem noticias alternativas e internacionais. Pra ter esse diferencial, eu pago o GEZ de coracao. =) bjs!

    ResponderExcluir
  2. A parte boa (pelo menos ouvindo algumas rádios da Alemanha) que constatei ter BEM menos propaganda que aqui no BRA.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem Tv nem rádio... menos um imposto pra pagar, hehehe.
    Mas e celular entra nessa também? Vou perguntar pros meus colegas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin