sábado, 14 de agosto de 2010

Ainda em busca do nome

Várias pessoas que comentam no blog ou que me mandam e-mails diretos tem me perguntado como estou/estamos. Então, como estou com uma pregui até de escrever pregui, resolvi escrever este post pra todos que se interessam em ao menos perguntar como estou.
Estou muito bem, a gravidez está excelente e, apesar da torcida contrária, não tive nenhuma complicação por estar grávida aos 42. Pelo contrário, não tenho nada: nem pressão alta, nem diabete, nem inchaço, nem dores de cabeça ou nas costas. Tenho sim, uma canseira constante e vontade de só ficar lagarteando, porque, afinal, nesses 5 meses completos de gravidez, engordei 5 quilos e  carregar o equivalente a um saco de arroz pra cima e pra baixo cansa.

O nome

Ainda estamos nos degladiando à procura de um nome para o rebento. Mas certamente não vamos correr o risco de dar um nome que possa ser motivo pro nosso bebê chorar quando estiver na escola ou for um profissional. Esses dias, no Kindergarten da Lara, passei a reparar nos nomes das crianças â procura de uma luz e me deparei com nomes que hoje em dia, devido à globalização, deveriam ser proibidos. A saber:
- Uma menina chamada "Mala". Me lembrou da música do Falcão: "A mulher que eu arranjei é uma mala, não sabe nada, eu não quero mais amá-laaaa"
- Outra chamada "Sinika". Imagine essa menina trabalhando numa empresa multinacional. "Fala lá com a Sinika".
- Numa revista direcionada â família, uma menina chamada "Caretta".
- E neste semestre entrou um menino no Kindergarten da Lara chamado "Arian". Ou é ignorância dos pais ou é alusão à ideologia que eles seguem, o que não deixa de ser ignorância também. Esse nome me fez lembrar uma vez, quando estávamos de férias em Portugal e uma menina negra estava brincando com a Lara na piscina. Eu perguntei o nome dela e ela disse "Ariana". "Mariana?", perguntei. "Não, Ariana." Aí, eu não aguentei.
-E pra terminar, quando comecei a namorar o "Amanzor" eu mesma achava o nome dele estranho e quando disse o nome dele pra minha irmã "Vivilí", ela virou o nariz e disse "nossa que nome estranho!" e eu virei pra ela e disse  "olha o seu!"
Nome é coisa bem pessoal mesmo.

8 comentários:

  1. De onde eu venho, um pouco antigamente, o povão tinha mania de colocar o nome mais diferente, tipo competição. Saía cada coisa... :x Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Tive uma colega brasileira chamada Ariana, nunca entendi. O meu já ouvi pronunciarem de várias maneiras!

    ResponderExcluir
  3. Não encuca com isso, não. Minha esposa não sabia o nome que daria ao nosso filho na hora de dar à luz. Isso causou até escândalo entre a equipe médica que conduzia o parto! No final das contas eu pus o nome que a gente tinha escolhido maiomeno nas... horas anteriores.

    ResponderExcluir
  4. Arlete,
    fico muito feliz em saber que voces estao bem. Realmente é complicado carregar uma barriga de 5 kg. E olha que vc engordou pouquinho, por que eu engordei quase 30 kg na gravidez do Miguelzinho. Nao posso nem lembrar. E realmente nossa vontade é fazer nada e o maior esforco que a gente deseja é o de sair do sofápara ir pra cama. Tenho certeza que voces vao achar uma opcao bem legal.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Arlete,

    Fui clicando e achei seu blog! Achei bem legal, parabéns!

    Minha mãe escolheu um nome muito pouco comum pra mim. Hoje gosto muito, mas durante muito tempo da minha vida eu simplesmente detestei! Tive que ouvir muitas piadinhas na escola, mas enfim, passou!

    Concordo com você em relação a esses nomes estranhos que nos remetem a vocábulos familiares na lingua portuguesa, rs. Discordo em relação à menina negra chamada Ariana (ou Clara, e afins); não vejo nada de errado e nem de estranho nisso. Acho que seria demais se além e apesar de tudo, nós negros tivéssemos que respeitar uma lista de "nomes autorizados por cor de pele", rs.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Line,
    Obrigada pela visita.
    Quanto ao nome "Arian" ou "Ariana", eles não se tratam de nomes que só podem ser usados por pessoas brancas. Pode ser preconceito meu, mas para mim eles remontam ao nazismo e, portanto, eu nunca os colocaria em meus filhos. Mas cada um sabe onde o calo aperta, não é?
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Zarastro,
    Desencucei.
    E qual é o nome do seu filho?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. É Ângelo... Veio do disco mais bicho-grilo que já escutamos em toda a minha vida, que é "Nelson Ângelo e Joyce". Queríamos e queremos que nosso filho vivesse a vida de maneira tão leve como são as músicas desse disco. Daí como minha mulher não queria dois nomes, ficou só Ângelo sem Nelson e pronto.

    Quanto ao "Arianna", é um nome antiquíssimo e que não tem nada a haver com nazismo. Tanto que uma famosa composição de Monteverdi (que viveu na era renascentista) é "Lamento d'Arianna", a única parte que sobreviveu de uma ópera que ele havia escrito no século XVII.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin