domingo, 13 de fevereiro de 2011

Putz, Frau!

Por cinco anos, eu mesma fiz a limpeza aqui de casa por achar que ninguém limpa como eu limpo, meu jeito de ganhar dinheiro é não gastando e também por ser canguinha. Mas a necessidade bateu e tive que procurar alguém. Arranjar alguém pra fazer limpeza de casa direito aqui é fogs. Primeiro, falei com o Herr Croll (o simpático vizinho de cima) pra saber se a Frau Baumgarten - sua Putzfrau (faxineira) - poderia indicar alguém. Fiquei feliz quando ela veio conversar comigo e dizer que ela mesma poderia ser minha Putzfrau e ainda de quebra cuidar da Lara quando precisasse. Mas fiquei triste quando ela disse que o valor da hora seria 20 euros. Que? Nem quem traz o pão pra casa ganha isso!
Então, perguntei pra minha vizinha brasileira. Ela me indicou uma portuguesa. Só que ela só tinha 2 horas uma vez por semana. Melhor do que nada e (agora) só 10 euros por hora. Ela limpava onde o padre passa mas pelo menos tinha iniciativa e eu só gastava 20 euros. Só que vinha quando podia e nas últimas duas vezes me ligou em cima da hora pra dizer que não vinha e nunca mais ligou pra mim e eu nunca mais liguei pra ela porque uma outra colega brasileira me emprestou a sua faxineira russa até abril, quando ela volta dos EUA. Mais uma vez, essa também só limpa onde o padre passa; é mais devagar, ou seja, faz o serviço que a outra fazia em duas horas, em quatro - o que custa o dobro pra mim; e não lava louça de jeito nenhum. Eu não sei se meu escasso alemão não consegue atingir o alemão dela, mas algumas vezes pedi pra ela limpar aqui e ali e não deu efeito. Da última vez, ela disse que o filtro do exaustor do fogão deveria ser trocado porque não pára de escorrer gordura. Eu disse que quem faz isso é o meu marido e ele está sem tempo. Quando fui ver, ela foi embora sem limpar a gordura que escorreu do exaustor.
Mesmo em se tratando de faxineiras, a coisa em Bonn é multiculti. Já me foram oferecidas faxineiras filipinas, indianas, brasileiras e obviamente alemãs. Mas, por enquanto, a coisa pra mim tá russa mesmo.

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin