quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festão é tudo em Bonn

No próximo fim de semana, Bonn estará em festa. De 01 a 03 de outubro, serão comemorados o Tag der Deutschen Einheit - "Dia da Unificação Alemã" - e o Nordrhein Westfalen Tag - "Dia do Estado da Renânia do Norte-Vestfalia", Estado onde moramos.  O slogan da comemoração é Freiheit, Einheit, Freude. Bewegt mehr - Liberdade, União, Alegria. Mexa-se mais (só não gostei dessa parte) . Além dos líderes políticos e representantes de todos os Estados da União, esperam-se mais de meio milhão de visitantes. A cidade vai ferver!!!

Por que Bonn?

Bonn é a ex-capital da Alemanha Ocidental, sede das Nações Unidas  e teve um papel importante na história recente alemã. Foi aqui que se iniciou o período mais bem sucedido da democracia na Alemanha, há mais de 60 anos. Bonn também é onde a República Federal da Alemanha foi fundada e onde a Constituição Federal Alemã (Grundgesetz) foi adotada em 23 de maio de 1949.   

Mas...nem tudo é bom

O Beethovenfest deste ano teve início em 09 de setembro e terminará em 09 de outubro. Portanto, várias atrações acontecerão durante a Deutschlandfest. Dá pra ter uma ídeia de como estará o centro da cidade e arredores nestes três dias. Aliás, o Amanzor acabou de ligar dizendo que teve que pegar o metrô porque as linhas de ônibus já não estão mais circulando em suas rotas originais devido à montagem da festa. E hoje ainda é quarta-feira! Compramos ingressos para um concerto do Beethovenfest para dar ao um casal de vizinhos, mas eles disseram que não poderão ir porque não dá pra chegar lá de carro e eles tem problemas para caminhar. 
A Unificação da Alemanha teve seus prós e contras. Mas o que atinge diretamente o trabalhador (e não só ele) da Alemanha de cá é o chamado Solidaritätzuschlag. É um "imposto de solidariedade" que foi criado em 1991 e que deveria durar somente um ano (já vi essa história em um algum outro país) e que visa(va)  ajudar a reerguer o lado da Alemanha até então socialista. No entanto, este imposto, que é retido na fonte e corresponde a aproximadamente 5,5% do valor total de imposto devido anual, continua sendo descontado todo mês e boa parte dele vai para pagar gastos sociais, principalmente seguro desemprego e aposentadoria.
 Só pra se ter uma ideia, fazendo contas às vistas grossas porque eu não sou economista, se você paga 30% de imposto, pagará 31,65 % com o Solidaritätzuschlag. Ou seja, se você ganha 3000 euros mensais, vai ter descontados 949,50 euros todo mês na fonte, sendo que quase 50 euros é imposto que não vai retornar pra você nem agora nem futuramente.  Tipo uma CPMF só que sem a possibilidade de se dar um jeitinho de dribra-la. Bom, ao menos a festa é de graça. E viva a unificação!

3 comentários:

  1. Haha, adorei o "bom, pelo menos a festa é de graca" :-)

    Bom feriadao!

    Mel

    ResponderExcluir
  2. Olá Arlete! Que bom que achei o seu blog... irei trabalhar na DHL a partir de dezembro e vou aproveitá-lo para pegar algumas dicas da cidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fabio, meu marido tambem trabalha na DHL. Já achou casa?
    Abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin