segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O primeiro dia de aula...

...do primeiro ano da Grundschule - escola de Educação Básica - é um evento importantíssimo na vida de uma criança aqui na Alemanha. Existe todo um cerimonial para entrar nesta segunda etapa social da criança, que agora é chamada, sempre de forma elogiosa, de Schulkind (palavra que não tem um sinônimo em português, equivalente à criança em idade escolar). Assim que a criança começa a perder os dentes, os vizinhos e amigos logo vão falando: -"Olha, você está perdendo os dentes! Logo, logo, você será uma Schulkind!".  Pais,  familiares, amigos e  até vizinhos participam desse momento de uma forma ou de outra, escrevendo cartões de felicitações, dando presentes e/ou comparecendo à cerimônia.

Schultüte

Símbolo deste momento, a Schultüte é um cone comprido todo enfeitado que a criança recebe no primeiro dia de aula e que contém brinquedos, coisinhas pequenas para escola, livrinhos, guloseimas e cartões de felicitação pelo dia. Nas últimas semanas do Kindergarten, os pais e a criança se reúnem uma tarde pra  montar este cone. Mas existem as Schultüten que são vendidas já prontas também.


Schulranzen

Nada mais é do que a mochila escolar. Só que aqui existe toda uma tradição. Até a década de 70, ela era de couro, feltro e pele de vaca e durava uma vida. Depois disso, passou a ser produzida com materiais sintéticos cheia de motivos diferentes, o que gera uma competição entre as crianças pra ver quem tem a mais bonita ou mais incrementada, frustrando aquelas que acabam tendo mochilas iguais.
No Kindergarten da Lara teve uma missa para as crianças que irão para a escola agora em setembro. Pediram para levar as Ranzen e, no meio da missa, as crianças as enfileiraram no altar como se fosse um desfile. Achei uma aberração, pois, infelizmente, alguns pais incentivam a concorrência e até compram a briga, criticando a mochila das outras crianças. Tem pais/crianças que mesmo não tendo condições financeiras de adquirir uma Ranzen toda badalada, acabam o fazendo pra não ficar pra trás.
Normalmente,  as mochilas badaladas, das marcas Scout, Hama e Derdiedas, são as mais resistentes, bem mais leves e não saem por menos de 90 euros. As mais baratas, e não menos bonitas, tem menos acessórios e não são tão duráveis, não aguentando os quatro anos de escola. Isso não é de todo negativo, pois possibilita a troca da mochila no meio do curso, caso a criança encha o saco de usar a mesma mochila que escolheu quando tinha 6 anos de idade. A da Lara, por exemplo, é uma Derdiedas cheias de golfinhos ( que eu não gostei mas aceitei porque era a mais barata ), que foi comprada numa ponta de estoque há três meses, e que agora a Lara, sem nem mesmo ter usado, já não quer mais, mas vai ter que aguentá-la o tanto que a mochila aguentar e espero que sejam os quatro anos.
O dia D

No primeiro dia de aula que é na primeira semana de setembro, normalmente tem uma cerimônia religiosa, dependendo da religião que a escola professa. Como a da Lara é católica, haverá uma missa na igreja do bairro, às 8h30 da manhã no dia 8 próximo. Depois, iremos para a escola e então, a direção tem a palavra, há uma apresentação dos alunos da escola para os que estão entrando e logo em seguida, os professores chamam os seus novos alunos. Alguns pais sabem de antemão quem é o professor de seu filho antes do inicio das aulas. No nosso caso, será uma surpresa. Depois, os alunos vão para as suas salas e os pais ficam no salão se conhecendo e tomando café com bolo. Às 11horas, a aula termina e os pais estão lá para receber  os não mais bebês. No dia seguinte, dá-lhe rotina até as férias de outono. Sim, aqui tem férias no meio do semestre.

2 comentários:

  1. Que legal,gostei de saber um pouco mais sobre eesse ritual.
    Acho que isso deve ter um significado muito importante pra criança também, e é bacana que isso não passe em branco!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Acho essas Schultüte o máximo!!! Pena que a gente nao têm as ditas cujas no Brasil - sempre fiquei com vontade de ganhar uma :-D
    Beijocas, e parabéns por mais essa etapa na vida da sua filha!
    Angie

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin