quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nada é garantido, além de impostos e a morte

 A partir deste ano teremos que nos virar para fazer a nossa Einkommensteuererklärung - Declaração de Imposto de Renda alemã. No Brasil, já era uma dificuldade entender aquele formulário todo, imagine agora com tudo escrito em alemão e com base em leis alemãs. Até o ano passado, era a DHL que contratava e arcava com os custos do contador, que é uma grande empresa renomada de assessoria e consultoria fiscal, a KPMG. Como eles já conhecem a nossa história fiscal, resolvemos fazer um orçamento com eles para facilitar as coisas. No entanto, caimos para trás quando lemos as cifras. Eles cobram tudo: a consulta para juntada de documentos, o preenchimento do formulario, qualquer contato para tirar dúvidas (que eles ou nós tenhamos), a entrega da documentação na Secretaria da Fazenda, blábláblá...A soma vai para as nuvens,  mais ou menos uns 2500 euros, umas 5 vezes mais do que normalmente recebemos de restituição.  Esses caras só podem ser contadores de piadas. Fazem me rir.


Olhos abertos, dinheiro no bolso

Na rua em que paro para buscar a Lara na escola, vi uma plaquinha escrita Steuerberatungsstelle (posto de consultoria fiscal/contador, ou algo assim). Opa, será que é o que estou procurando? Anotei o site: www.hilo.de. Bom, era o que eu estava procurando. Eles são uma associação nacional, ao qual você se filia pagando uma anuidade que é calculada com base no seu salário bruto. Nos meus cálculos, a declaração deste ano não sairia por mais de 250 euros!!!!!!!! E eles te dão assessoria e fazem a declaração pra você, entregam a declaração na Secretaria da Fazenda dentro deste orçamento e tiram suas dúvidas sobre o tema durante o ano inteiro!!! Mandei um e-mail e fui atendida prontamente em inglês. Agora, só falta marcar a consulta pra esclarecer os pormenores e entender onde estamos entrando. Mas pelo site  e pelo primeiro contato, parece coisa boa.
Então, para vocês amigos que tem que fazer declaração de imposto de renda aqui na Alemanha, vale a dica e se vocês utilizarem o serviço, depois me contem se gostaram ou não.

Mais sobre impostos no Tudo de Bonn: Imposto de Renda na Alemanha
                                                             O Imposto e a Morte

5 comentários:

  1. Olá Arlete como estao todos vcs? E as crianças? Faz tempo que nao conversamos, estou trabalhando demais e nao sobra tempo para nada.
    Nós estamos bem, tudo tranquilo, só na correria.
    Eu e o Marcelo fazemos nós mesmos o nosso imposto e nao é tao complicado assim. Pensamos em contratar um contador logo que chegamos aqui pois sabíamos, pelos falatórios do povo, que era complicado. Mas nao precisou, foi sempre bem tranquilo.
    Desejo um Feliz Natal para vcs, tudo de bom . Saúde para as crianças.
    Um grande abraço para todos.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Olá Arlete!
    Primeiro gostaria de lhe dizer que adorei seu blog. Meu marido, eu e nossos dois filhos estamos nos mudando para Jena, na Turingia, a partir de abril deste ano e seu blog nos foi muito útil para elucidar várias questões sobre a Alemanha e a vida cotidiana de uma família brasileira. Além de ser extremamente divertido. Um abraço,
    e por favor, continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. Muié?!

    Onde tá tu? Na casa do tatu?

    Beijos

    Zarastro

    ResponderExcluir
  4. Sheila, muito obrigada pela visita. Te adicionei no FB.
    Zarastro, querido, só tu notou minha falta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hoje tivemos a visita do consultor de imposto de renda. Melhor impossivel, atenciosissimo, ficou 2 horas e meia respondendo todas as nossas perguntas e dúvidas sem cobrar nada. O valor para nos tornarmos membros durante este ano é de 200 euros, com tudo incluído! Sem dores de cabeça e super recomendadíssimo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin