sexta-feira, 30 de abril de 2010

Brasileira tenta melhorar alemão

Depois de 4 anos morando no mesmo bairro, descobri que tem uma escola chamada "Academia Espanhola"  que também oferece aulas de alemão em um curso de integração para estrangeiros. Fui lá me informar e marquei um teste e uma entrevista com a professora para o dia 20 de abril. Apareci, mas ela não, pois estava voltando das férias numa viagem de 40 horas de ônibus devido ao vulcão islandês. Remarcaram o compromisso para terça-feira passada. Cheguei quatro minutos atrasada e pedindo desculpas mil pelo atraso. A professora chegou uns 8 minutos depois e não se desculpou, só perguntou se eu estava esperando  fazia muito tempo. 
No início da entrevista, ela me disse que eu teria duas opções de curso no período da manhã:  um para iniciantes e outro para o nível que eu já terminei. Além disso, pelo fato de não ter uma espécie de encaminhamento/autorização - Berechtigungsschein  - que me daria o direito de fazer o curso de graça, teria que pagar 200 euros por um módulo de 100 horas ( uma pechincha) e 30 euros pelo teste que faria ali na hora, o que não me agradou, já que não tinha o meu nível.
Conversa vai, conversa vem, falei sobre o porquê de querer fazer um curso intensivo a essa altura do campeonato. Disse que seria uma frustração muito grande retornar ao Brasil depois de 4 anos e meio sem conseguir ter uma conversa completa em alemão e porque teria muito interesse em enveredar pelos caminhos da minha amiga Rita, que é tradutora alemão-português ( não é inveja minha não, foi sugestão da própria). 
Qual não foi minha surpresa, quando a professora disse, "acho melhor você não fazer o teste. Seu alemão é muito bom pelo tempo em que você está aqui e o nosso curso de integração não é o ideal para você." E eu disse "muito obrigada." "Não, não estou te elogiando. É a verdade. Este curso é direcionado para estrangeiros que moram há anos na Alemanha, não trabalham porque não falam a língua direito, vivem do sistema social e nunca tiveram interesse em se integrar à sociedade alemã.. Alguns são fluentes, mas cometem muitos erros e  não são capazes de escrever nem o nome corretamente em alfabeto romano (supus ,então , que ela falava dos árabes). Eles vem para o curso porque são obrigados. Se eles não apresentarem um documento mostrando que estão interessados em aprender a língua e, desta forma, se tornarem aptos a se candidatar a um emprego, eles perdem a ajuda social.  Então, esse curso não vai satisfazer a sua necessidade, pois voce realmente tem interesse em aprender. E muitos vem às aulas só para marcar presença, alguns se comportam, outros são uma porta ( minha interpretação do que ela disse) e outros atrapalham a aula."
Eu perguntei se ela dava aulas particulares, mas ela não tem tempo disponivel. Ligou para uma amiga, que não respondeu na hora se estaria interessada em me dar aulas e que não autorizou que ela me desse o número do celular. Então, dei o meu número de telefone e estou até agora esperando a mulher entrar em contato.
Conclusão: Eu entendi tudo o que a professora disse; meu alemão não é tão péssimo como eu pensava; a professora foi sincera sem ser rude; a outra foi rude e nada direta; brasileiro pode não ser pontual, mas, às vezes, é mais pontual do que alemão; aluno que enche o saco e gente que gosta de mamar nas tetas do governo tem em qualquer lugar; e voltei à estaca zero na minha procura por um curso intensivo de alemão.  Tô tentando melhorar, mas tá difícil.   

13 comentários:

  1. Primeiro!

    Quem está se lascando sou eu. Cada dia eu esqueço mais e mais alemão. Cada dia estou com mais preguiça de tentar puxar conversa em alemão, e já chego jogando o inglês. Sem contar que em casa eu falo só com amigos, em português (as duas vacas da república serviam pelo menos pra isso. Eu falava, mesmo que pouco).
    Sinto como se eu soubesse menos alemão que quando cheguei...

    ResponderExcluir
  2. Arlete, paralelamente à minha Sprachpartenerin, eu uso o Live Mocha: www.livemocha.com
    As pessoas pensam que é só para iniciantes, mas a verdade é que através dele a gente acaba conhecendo várias pessoas. No momento eu troco e-mails em alemão e as pessoas respondem em português. Aí cada um corrige o outro e no site dá pra enviar arquivos de voz, as pessoas ouvem e nos corrigem. É bem legal, viu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não sei como andam suas leituras, mas minha sugestão é que vc aproveite o tempo que, por enquanto, não pode ser dedicado a um curso e leia. Leia bastante. Identifique nos textos as estruturas do idioma. Volte à gramática, caso seja necessário. Isso vai te ajudar a ter mais confiança mais tarde, quando for traduzir. Certo, colega tradutora? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida vai ao Instituto Goethe aqui em Bad Godesberg. É caro mas os cursos sao excelentes.

    Bj

    Lena

    ResponderExcluir
  5. Arlete,
    fiz o curso de integracao e realmente tem essas pessoas que vao lá apenas por que sao obrigadas e que apesar de morarem aqui a anos nao sabem absolutamente nada fazendo o curso se tornar improdutivo e lento muitas vezes. Mas, apesar disso aprendi muito no meu curso, sem falar que fiz bons amigos com quem tenho a oportunidade de praticar. Me sinto assim como vc, tbm procurando um jeito de melhorar o alemao, mas travo por morar numa cidade muito pequena onde nao encontro um curso bom pra fazer. Boa sorte pra gente nessa busca!

    ResponderExcluir
  6. Duro quando vc quer uma coisa e nao consegue! Pelo menos nao vai perder tempo com algo que nao vai te acrescentar nada e nem com uma grossa como a outra professora. Nao desista, vc chega lá!!

    ResponderExcluir
  7. Vc não está encontrando pq não tem perto da sua casa, pq é caro ou pq nao tem?
    Pq qdo eu estava pesquisando pra mim, achei alguns em Bonn durante a pesquisa.
    Já viu o material que tem na Deutsch Welle, é on line e vc escolhe por nível. Eu fiz um pouco antes de vir pra cá e achei muito legal. Tem até o B2 se eu nao me engano.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um problema sério. Tem escolas que tem o horário que quero, mas não o nível e tem escola que tem o nível mas não o horário. E escolas de nível, como o Goethe, não tem o horário. Até estava a fim de pagar um pouco mais, mas não tenho com quem deixar a Lara durante a tarde. Alguém que a leve para os seus compromissos. Se alguém tem que se sacrificar que seja eu. Eu estou fazendo um curso de Redação, com uma professora excelente, mas é só uma vez, por semana. O outro problema é que eu sou a aluna que eu não gostaria de ter. Super indisciplinada. Só faço as lições mas não me aplico mais que isso.
    Obrigada a todos pelas sugestões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Arlette primeiramente gostaria de dizer que desde hoje vou ser sua seguinte no seu blog.Achei por um acaso.Mas gostei!Também venho passando difilculdades com o alemao,para teres uma ideia tenho um "Wortebuch" na cabeceira da minha cama.Passou a ser meu livro de cabeceira.rs.Tive algumas aulas com uma professora privada que era show de bola.Mas a hora custava-me 20€.E fui obrigada a parar por ter outras prioridades.Moro em Euskirchen uma cidade próximo a Bonn que nao sei se você já ouviu falar.Mas achei interessante você com pouco tempo de alemanha tem um bom conhecimento em determinadas coisas que eu mesmo desconheco.Talvez sua formacao justifique.Faco 3 anos este ano que estou aqui na Alemanha.E tenho uma filhinha chamada Clara.Vi um video da Kindergarten e minha pequena queria ver pois alguma garotinha estava com uma fantasia igual.Mas o video esta como privado.Como faco para ver?Bjinho
    Mach´s gut!
    Luciana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luciana,
    Eu já ouvi falar de Euskirchen sim. A minha pequena chama-se Lara. Eu tive que tirar o video do You Tube porque a Diretora do Kindergarten me pediu. Então, infelizmente, não está mais disponível.
    Obrigada por me seguir. Não tenho escrito muito ultimamente, mas assim que der, retorno.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Posso perguntar porque ela pediu pra tirar o video?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Porque uma professora não queria ter a imagem dela (liiiinda) na internet e porque disse que poderiam fazer mal uso das imagens das crianças. Coisa de carola. Mas considerando que o kindergarten é católico e os atuais problemas da igreja catolica com pedofilia...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin