terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cartão Azul pra você aqui ó!

Chegamos em Bonn em janeiro de 2006. Lara tinha somente 7 meses. Viemos para ficar 3 anos prorrogáveis por mais dois, como expatriados. Já estamos há quase 7 e meu marido tem um contrato local, o que significa regras e leis trabalhistas alemãs que protegem o trabalhador.  Não e necessário dizer que gostamos de morar aqui. Como somos ambos brasileiros, é claro pra nós que retornaremos ao Brasil, só não sabemos quando. Não dá pra largar o certo pelo incerto. Voltar ao Brasil sem trabalho garantido ou com salário não satisfatório, tendo que pagar escola, medicamentos e vacinas pras crianças,  plano de saúde pra todos, não dá. Sem falar que aqui recebemos Kindergeld.

Quando chegamos aqui, recebemos um Aufenthaltstitel/erlaubnis - permissão de residência não definitiva. Ela tinha que ser renovada de dois em dois anos ou quando nossos passaportes vencessem, caso vencessem antes dos dois anos. Essa renovação é custosa: 40 euros para cada criança e oitenta para cada adulto e este ano tivemos que pagar essa taxa duas vezes, devido aos passaportes terem datas de validade desencontradas.
Por sermos ambos estrangeiros não-europeus, depois de :
  • cinco anos morando aqui
  • tendo um contrato de trabalho local com tempo indeterminado, 
  • Certificado do teste B1 de  língua alemã 
  • ou conhecimento equivalente comprovado pelo funcionário do Auslanderamt,

poderíamos dar entrada no Niederlassungserlaubnis - permissão de residência permanente. Esse tipo de visto requer a renovação somente quando o passaporte tem que ser renovado e não a cada dois anos, o que  nos faria economizar uns trocos.  Em nossa última visita ao Ausländeramt - Departamento de Estrangeiros da prefeitura - o lesado do atendente disse que, mesmo eu não tendo o certificado, devido ao meu conhecimento da língua, ele até me daria o Niederlassungserlaubnis, mas, como meus filhos, eu estou atrelada ao visto do meu marido e ele não fala alemão o suficiente para ter o visto alterado (não fala e não tem necessidade de falar já que no departamento dele, se tiver dois alemães é muito e toda conversa se faz em inglês. O alemão que ele tem é o suficiente para ele se virar no dia a dia e ele optou por ter tempo com a familia em vez de ter aulas de alemão nas horas vagas e, antes que alguém critique a situação dele, essa é uma opção pessoal e nenhum orgão oficial exigiu legalmente que ele falasse alemão pra assumir uma função profissional ou sequer pra morar aqui).

Bem, em setembro nossos vistos expirariam e tivemos que marcar um horário no Ausländeramt. Fiz isso via internet e já informei ao funcionário que queria obter informação sobre o Niederlassungserlaubnis e o Blaue Karte.

Blaue Karte

Desde 01 de agosto de 2012, a Alemanha se adequou a lei de estrangeiros da União Européia e instituiu o Cartão Azul (como o Green Card, só que azul). Informações mais detalhadas sobre o Blaue Karte encontram-se aqui ou aqui, ou aqui ou aqui  , mas em resumo:
  •  é um visto de 4 anos -mais longo do que o Aufenthaltserlaubnis - ou até a validade do passaporte, renovável  pelo tempo restante
  • para profissionais altamente qualificados 
  • que falem ou não alemão
  • e que já ganham ou venham a ganhar, no mínimo, 44.800 euros por ano. 
  • Para  cientistas, matemáticos, engenheiros, médicos e profissionais de TI, este valor mínimo cai para 34.944 euros.
  • Após 33 meses, o detentor do Blaue Karte que continua não falando alemão tem direito ao Niederlassungserlaubnis.
  • Este tempo cai para 21 meses, se o detentor do Blaue Karte comprovar conhecimento em alemão ou apresentar o certificado B1.
  • A família vai de embrulho (Ueba!)
Então, o negócio e tirar proveito do que o país nos oferece. Chegamos no Ausländeramt e o funcionário (pasmem!) já estava com todo o nosso processo encaminhado. Já foi nos informando que o meu marido receberia o  Blaue Karte. Como eu conversei o tempo todo em alemão, ele já foi dizendo que eu poderia dar entrada no meu Niederlassungserlaubnis, para isso bastava apresentar um documento que é pedido para a cidadania mas que agora também está sendo pedido pra Niederlassungserlaubnis que é o certificado do Einburgerungstest.

Einburgerungstest

É um teste que consiste de 33 questões de múltipla escolha sobre política, economia, leis, cultura e conhecimentos gerais sobre a Alemanha. Se você acerta 17 questões, você passa no teste e recebe um certificado. Você pode estudar por aqui. Pra que serve?
Se você é estrangeiro de país não pertencente a União Européia, não tem vínculo familiar com um cidadão alemão e com conhecimento comprovado da língua, após  8 anos de residência na Alemanha, você tem direito a dar entrada na cidadania alemã, com todos os direitos e deveres de um cidadão alemão. Nós, brasileiros, não perdemos nossa cidadania brasileira, portanto, passamos a ter dupla cidadania (informações extras sobre a não perda da cidadania brasileira, nos comentários). Se você frequentou o curso de integração e orientação oferecido pelo governo alemão, este prazo de 8 anos cai para 7 e, se você tem vinculos familiares, este prazo cai para 3 anos.

Eu fiquei feliz de saber que posso fazer um processo separado, mas como não pretendo ficar aqui sem meu marido e meus filhos, disse que gostaria de continuar atrelada ao visto do meu marido. Sem problemas! Posso dar entrada no meu Niederlassungserlaubnis a qualquer tempo e a partir de janeiro de 2014, na cidadania, com direito a passaporte e tudo!

Portanto, pra críticas de muitos estrangeiros que acham que quem não fala a língua fluentemente não merece ter a cidadania do país em questão ou para os neo-nazis de plantão, somos os detentores de um cartão azul que, a partir de janeiro de 2014, poderá passar a ser um cartão de cidadão ou, o mais tardar daqui a 33 meses, poderá ser um visto definitivo. Se a lei diz que podemos, quem dirá que não?

9 comentários:

  1. O seu marido trabalha e vocês pagam impostos, têm mais é que aproveitar o que o governo oferece!
    Fiz o Einbürgerungstest uns 2 anos atrás e não foi difícil. Boa sorte com o processo!

    ResponderExcluir
  2. Que otimo Arlete, parabéns pela conquista!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Arlete, mnuito boa e informativa sua postagem. Porém ainda tenho algumas perguntas. Estou aqui na Alemanha (Dresden) há pouco mais de 5 anos e sabia sobre todas essas possibilidade de permissao de residencia com um período extendido. Sei o quao chato e custoso essas renovacoes sao. O que eu nao sabia é que é possível ter dupla cidadania depois depois dos 8 anos. Eu pensei que era necessário desistir da cidadania brasileira. Você tem certeza que é possível ter a dupla cidadania? Sempre ouvi falar sobre esse "Einbürgerungstest", mas nunca me informei sobre ele. Esse teste é equivalente ao curso de integracao e orientacao oferecido pelo governo ou sao duas coisas distintas? Você sabe onde posso fazer esse curso?

    Muito obrigado

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphael, obrigada pela visita. Eu acho que o link abaixo responde a sua primeira pergunta.http://frankfurt.itamaraty.gov.br/pt-br/nacionalidade_brasileira:_brasileiros_natos,_aquisicao,_perda_e_reaquisicao.xml#DireitoNacionalidadeBrasileira
      Quando as outras perguntas: Quando você faz os cursos de integração e orientação oferecidos pelo governo, você está se preparando para prestar o teste de lingua alemã, com o curso de integração, e para prestar o Einburgerungstest, com o curso de orientação. Se você fez estes cursos e apresentar o certificado, você reduz o tempo para requerer a cidadania de 8 para 7 anos. Mas você pode fazer o teste sem ter feito nenhum dos cursos mencionados. É o meu caso. Você espera os oito anos, estuda sozinho, pelo link que eu forneci no post e se inscreve para o teste. Tendo passado e obtido o certificado, basta apresentá-lo, juntamente com uma comprovação de dominio da língua, no Ausländeramt de sua cidade. Lembrando-se que, para isso, você tem que dar provas de outros requisitos, como trabalho, estudo, moradia, renda suficiente para obter a cidadania. Os endereços para realização do teste encontram-se num dos links do post.
      Espero ter respondido suas perguntas.
      Abraço

      Excluir
  4. Olá Arlete, me chamo Fernanda e cheguei ao seu blog pesquisando sobre a vida na Alemanha. Meu marido foi convidado a passar uma temporada trabalhando na Alemanha. Gosto muito da forma que você escreve e acho os assuntos muito pertinentes para quem vai viver neste país que é muito diferente do Brasil.
    Estou acompanhando com atenção!
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de você ter gostado do blog, Fernanda. Onde vocês vai morar enquanto estiverem por aqui?
      Espero vè-la mais vezes por aqui.
      Abraço

      Excluir
  5. Oi Arlete,

    Eu e minha familia moramos em Stuttgart desde dezembro/2010 (vi do Brasil para trabalhar na Daimler como funcionario local), mas como o Arbeitserlaubnis era atrelado â Daimler, e eu mudei de emprego - e vamos mudar de cidade - precisei de um novo. Pra minha sorte, como voce disse, a propria funcionaria do Auländerbehörd me ofereceu o EC-BK e como ja estamos aqui ha 2 anos, basta esperar mais um para pegar a residencia permanente ...

    Como voces, a ideia original era ficar no maximo 3 anos, mas ...

    ResponderExcluir
  6. Ei, parabéns pela vitória ;)

    Você conhece algum enfermeiro que conseguiu o Cartão Azul? E é possível requerê-lo na Alemanha ou no Brasil?

    Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin